Monday, November 05, 2012

A VALSINHA DAS BIFANAS

Eles correm a comparar bifanas, de associação em associação, à saída do Amadora BD, umas são as melhores bifanas do mundo, outras mais modestas as melhores do país, outras apenas as melhores e está o assunto arrumado. Eles comem rigorosamente tudo da bifana, cantando loas à carne, ao pão e ao alho a cada dentada, em frases curtas e gordas. À antepenúltima dentada já estão a mastigar novo pedido e a última migalha sai acompanhada de um sonoro quero mais uma. E afinal, uma das bifanas é um prego.

Eu não sou muito de medalhística, isto de medalhas faz-me sempre lembrar a valsinha*, e para mais não gostei nada de ver o livro Sangue Violeta, apesar dos trinta anos das histórias que lá estão, nomeado para o prémio Clássicos da 9º Arte. Faz-me sentir velho. Isso e a dificuldade em equilibrar a caixa aberta com a placa (pesada!) numa mão e o microfone na outra.
Ora eu penso que o papel dos festivais de banda desenhada não é fazer com que os autores se sintam velhos ou jovens medalhados, preferidos ou preteridos, mas sim criar condições para que os autores possam desenvolver a sua arte. O que eu tenho visto nos últimos vinte anos é que os festivais têm criado condições a muita gente e apenas excecionalmente a um ou outro autor. Os ursos, afinal as estrelas da feira, como já muita gente reparou, apesar da questão lhes ser basicamente indiferente pois têm mais com que se preocupar, têm sido sempre os últimos a comer. Para mais, os últimos vinte e tais anos moldaram uma situação editorial autofágica e estéril para a criatividade que, essa, rebenta por todos os lados mas que se vê assim condenada à marginalidade das pequenas edições. Enquanto o urso aguentar.

Mas como a atribuição de um prémio tem sempre alguma graça (faz sempre algum sentido, seja lá ele qual fôr), juntei alguns para a fotografia. Estão lá os dois deste ano, o troféu especial do júri Central Comics e o Clássicos da 9º Arte.

Agora, vamos à bifana! Música!

* A Valsinha das Medalhas, Rui Veloso.

2 comments:

Mário (Amadora) said...

Pois é, afinal havia prémio para o "Urso", pena foi que não me deixaram entrar (a tal falta de convite).
Parabéns e um abraço.

Sergio Sequeira said...

Parabens Relvas que o "Urso" vá comendo, nestes dias de fome.
Desta vez nao te encontrei por Sintra, embora tenha tido um passeio mais curto.
Um abraco,
Sergio