Wednesday, April 09, 2014

Pigs in Space!


O Urso pergunta:

Na sua opinião, os retratos pintados pelo ex presidente americano George Bush revelam o seu lado humano, são obras artísticas que enriquecem a Humanidade e redimem-no dos milhares de pessoas que mandou para a morte, porque afinal a guerra é a guerra, o povo é que sempre as paga e, enfim, pelo menos em teoria estava do “nosso” lado e não apenas do lado da “família”?

Não sabe se a pintura é boa, mas acha que deve ser, afinal tem tinta, como a sua?

Espera ansiosamente pela anunciada exposição de pintura do senhor Vladimir, que também deve ser tão boa, ou mesmo melhor, ainda que possa nem ser pintada por ele, afinal muitos alegados grandes artistas têm assistentes, porque não os haveriam de ter os ditadores?

Acha que é uma injustiça que também não tenha assistentes, mas como pagá-los, uma vez que o Passos Coelho lhe cortou uns quantos ordenados, destroçando-lhe a carreira artística?

É de opinião que o verdadeiro artista, o artista sério, tem que cumprir a sua obrigação e ter emprego também sério e que, se o artista não ganha ordenado sério é porque não precisa disso para viver a sério?

Acredita que o artista é uma espécie de eremita e é imune à fome e à guerra?

Acredita que o artista rico é rico porque aldrabou melhor do que o artista pobre? Ou é uma mente liberal e pensa, apenas, que ele é rico por decreto da Providência e pela sua superior ausência de escrúpulos?

Pensa que ser artista não vem com o trabalho, com a paixão, com a investigação, com a aplicação dos dias e das noites, três dias por noite e três noites por dia, mas apenas com a sua convicção?

Porque a arte goza com a arte, acha que arte é respirar por uma palhinha sem fazer barulho?

Sente, mais do que pensa, que figura pública ou aparentado já é um génio, ainda antes de começar a manifestar a sua veia artística, cuja por certo vai ser genialmente apreciada?

Não percebe lá muito bem os artistas do regime, mas tem muito orgulho neles, porque são nossos, como a sardinha marroquina?

Se pensa assim, ou se pensa que um curso pode exercer sobre si o grande efeito transformador que o levará de sapo a artista, se pensa que a arte, seja ela qual fôr, se pode comprar por pacotes de normas, se acha que a irreverência e o espírito inovador se cultivam aquecendo o lugar, pelos vistos chegou ao sítio certo. Sente-se e espere pela pancada.

2 comments:

Quarto de Jade said...

O urso tem toda a razão em perguntar. Mas ainda há muito género encefálico que acha que, por o ter, pode caçar ursos para lhes vestir a pele; em forma de casaco.

Fernando Relvas said...

E, de repente, o casaco agarra-o pelo pescoço e faz-lhe um torniquete, e enquanto o encefálico luta pelo oxigénio, só lhe vem à memória uma frase batida, "pensas tu que és um salmão?"