Wednesday, December 12, 2012

CACILDA E A INTRODUÇÃO DO COMPUTADOR

Apesar de ser uma história, é como desenho que aqui aparece Cacilda em O Regresso do Hipopótamo, para os últimos números do semanário satírico dependente O Inimigo, em 1994. A morte do semanário já estava anunciada e a história era propositadamente absurda até para o meio em que estava inserida.

Nesta altura já há algum tempo que andava a utilizar incipientemente o computador, para compor as páginas com desenhos soltos feitos em papel, colorir ou dar cinzentos e para organizar arquivos de documentação. Desde aí já consegui perceber umas coisas mais.
Os desenhos abaixo foram esboçados com caneta, em papel, copiados para papel de esquiço Canson com o que me parece ser caneta de cana e trabalhados em Corel 3 em Windows 3.1. Impressos em papel de jornal na fabulosa rotativa pequena do antigo Diário Popular.







1 comment:

Jorge Machado-Dias said...

Lembro-me disto - vagamente. Esta coisa dos blogues é boa para fixar as memórias que vamos desenterrando, antes que o alzeimer chegue... Também comecei com o Corel 3 em 92/93 - já vou no X4 (equivalente ao 14). Abraços.