Sunday, January 06, 2013

FAZ-TE AO MAR!

Não são os primeiros desenhos que fiz, mas segundo as legendas, escrupulosamente escritas a lápis pela minha mãe, são bastante antigos, entre 1956 e 1957.
O primeiro, sem data, dependendo da orientação que se der ao papel pode ser uma traineira, um cacilheiro, um submarino ou até mesmo um foguetão, mas inclino-me para a traineira. Estão a ver as gaivotas (por sinal pouco originais), no canto superior direito? Traineira!
O segundo tem como legenda "uma menina". Sem cabelo e sem orelhas, o meu ideal de beleza era um pouco diferente, na altura. Mas olhem-me só aqueles olhos!
Os últimos dois são barcos à vela. Apesar de poder ver barcos à vela nas frequentes travessias do Tejo, entre casas de avós, e ao contrário da traineira, duvido muito da originalidade do conceito. Tal como as gaivotas, têm o toque do adulto. Estou a imaginar a cena:
"O que é isto?"
"É um barco de pesca, os barcos são assim, não são assim", ou coisa semelhante infantil.
"Então se queres que seja um barco de pesca tem que ter gaivotas. Faz lá as gaivotas."
Eu, já chateado por os adultos não ficarem satisfeitos com uma simples traineira tão bem feita, ainda por cima para me irem dar trabalho numa coisa que me tinha dado prazer, "Não sei desenhar gaivotas!" (ou coisa semelhante infantil).
"É assim, eu ensino-te."
"Pronto, já está!" (ou coisa semelhante infantil, que significasse querias uma gaivota, toma lá uma gaivota).
Quem me conhece, sabe que ainda hoje podia ser assim.






No comments: